F93 Transtornos emocionais com início especificamente na infância

Grupo de transtornos que constituem uma exacerbação de manifestações normais do desenvolvimento, mais do que um fenômeno qualitativamente anormal por si próprio. É essencialmente sobre esta característica que repousa a diferenciação entre os transtornos emocionais que aparecem especificamente na infância (F93.-) e os transtornos neuróticos (F40-F48).

Exclui:

quando associados a transtornos de conduta (F92.-)

F93.0 Transtorno ligado à angústia de separação

Transtorno no qual a ansiedade está focalizada sobre o temor relacionado com a separação, ocorrendo pela primeira vez durante os primeiros anos da infância. Distingue-se da angústia de separação normal por sua intensidade (gravidade), evidência excessiva, ou por sua persistência para além da primeira infância, e por sua associação com uma perturbação significativa do funcionamento social.

Exclui:

transtornos (de) (do):

·    ansiedade social da infância (F93.2)

·    fóbico ansioso da infância (F93.1)

·    humor [afetivos] (F30-F39)

·    neuróticos (F40-F48)

F93.1 Transtorno fóbico ansioso da infância

Transtorno caracterizado pela presença de medos da infância, altamente específicos de uma fase do desenvolvimento, e ocorrendo, num certo grau, na maioria das crianças, mas cuja intensidade é anormal. Os medos que ocorrem na infância mas que não fazem parte do desenvolvimento psicossocial normal (por exemplo, agorafobia) devem ser classificados na categoria apropriada do capítulo (F40-F48).

Exclui:

ansiedade generalizada (F41.1)

F93.2 Distúrbio de ansiedade social da infância

Transtorno caracterizado pela presença de retraimento com relação a estranhos e temor ou medo relacionado com situações novas, inabituais ou inquietantes. Esta categoria deve ser usada somente quando tais temores aparecem na primeira infância, mas são aqui excessivos e se acompanham de uma perturbação do funcionamento social.

Retraimento da infância e da adolescência

F93.3 Transtorno de rivalidade entre irmãos

A maior parte das crianças pequenas fica perturbada pelo nascimento de um irmão ou de uma irmã. No transtorno de rivalidade entre irmãos, a reação emocional é evidentemente excessiva e se acompanha de uma perturbação do funcionamento social.

Ciúmes entre irmãos

F93.8 Outros transtornos emocionais da infância

Transtorno de:

·    hiperansiedade

·    identidade

Exclui:

transtorno de identidade sexual na infância (F64.2)

F93.9 Transtorno emocional da infância não especificado